Apesar de esse erro existir a bem mais tempo, desde o dia 10/03/2022 esse erro vem causando confusão para uma grande quantidade de empresas de todo o Brasil. Aqui eu vou deixar você informado o por que esse erro acontece e como evitá-lo.
O que é o erro de “Consumo Indevido” ?
A fazenda estabelece algumas regras para o uso do seu webservice de distribuição de notas. E caso o CNPJ ou CPF consultado quebre alguma dessas regras, ele vai se deparar com esse erro acompanhado de um bloqueio de 1 hora. E caso o CNPJ ou CPF insista em consultar antes do intervalo de uma hora, o tempo é zerado e a contagem reiniciará até completar 1 hora, descartando o tempo que já passou. Por isso é muito importante consultar as notas emitidas para o seu CNPJ ou CPF respeitando o intervalo exigido pela fazenda.
Por que esse erro acontece ?
Esse erro acontece principalmente quando o CNPJ ou CPF é consultado sem esperar o intervalo que a fazenda exige entre as consultas. O intervalo mínimo que a fazenda exige é de 1 hora. Esse erro também pode ocorrer caso o CNPJ ou CPF consulte as NSU de forma não sequencial. Isso é comum para CNPJ ou CPF que são consultados em mais de um software de monitoramento.
O que fazer para evitar o erro de “Consumo Indevido” ?
Se você consulta as NFes do seu CNPJ ou CPF em uma plataforma ou software de monitoramento, é importante se certificar que ele consulte as notas com um intervalo mínimo de uma hora e não menos que isso. Você pode esperar até um intervalo maior que uma hora, mais não menos que uma hora.
Estou respeitando o intervalo de uma hora, mais o erro continua
Isso é muito comum para CNPJ ou CPF que efetua o monitoramento de notas em mais de um software ou plataforma de monitoramento. Nesse caso você tem que identificar quais softwares ou pessoas que possui o certificado digital. O CNPJ ou CPF que possui apenas certificado digital do tipo A3 é mais fácil de controlar isso, pois basta a pessoa que está com o certificado em mãos, respeitar o intervalo que a fazenda exige. Já no caso de certificado digital A1, fica mais difícil controlar quem está consultando as notas, tendo em vista que muitas pessoas podem possuir o certificado digital e está consultando as notas para o mesmo CNPJ ou CPF. O mais comum entre os meus usuários é a contabilidade e a própria empresa estarem consultando notas em softwares diferentes. Nesse caso se possível, é definir um intervalo de consulta de 2 horas ou mais, para tentar evitar que as consultas ocorram dentro da mesma hora.
Link oficial da fazenda.
https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false&Informe=0cu/yBLKrCs=