Caso você tente efetuar alguma operação que exija a comunicação com o Monitor de Notas instalado no windows, e apareça a mensagem que houve falha na comunicação. As causas abaixo pode ser o motivo.
Monitor de Notas fechado
Para executar o Monitor de Notas, abra o menu Iniciar e digite Monitor de Notas em seguida clique no ícone para abrir.
Observe na imagem abaixo que agora o ícone do Monitor de Notas está aparecendo.
Modo Online desativado
Outra causa de problemas na comunicação pode ser a opção Modo Página Web está desativada.
Para ativar essa opção basta clicar do lado esquerdo de Modo Página Web, como mostro na imagem abaixo.
Monitor de Notas com conexão travada
Pode acontecer algum problema com internet e a conexão do Monitor de Notas com o servidor web ficar travada, e ainda assim ficar mostrando online por não ter dado tempo de atualizar o status. Caso isso ocorra com você clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do Monitor de Notas, em seguida clique em Finalizar Aplicativo. Depois que fizer isso basta iniciar novamente o Monitor de Notas.