Em 10/03/2022 foi estabelecido limites para utilizar o webservice da fazenda que permite o monitoramento de notas. Aqui vou lhe explicar o que significa o limite de 20 consultas por hora, e em que momento o monitor de notas utiliza esse limite.
O que é o limite de 20 consultas por hora ?
O limite de 20 consultas significa que você poderá consultar determinada funcionalidade do webservice da fazenda até 20 consultas por hora. São duas as funcionalidades que tem esse limite de 20 consultas por hora. Elas são, a consulta de um NSU específico e a consulta de uma chave específica.
Consulta de NSU específico
A consulta de NSU específico, ou “consNSU” para os programadores. Serve para você consultar alguma NSU pontualmente, sem precisar consultar lotes de 50 NSUs para encontrar o NSU desejado. O aplicativo Monitor de Notas utiliza essa opção para encontrar alguma NSU que o webservice da fazenda não forneceu nos lotes de 50 em 50.
Levando em consideração que o webservice da fazenda deve fornecer os NSUs sem lacunas, o monitor de notas verifica a sequência de NSUs fornecida pelo webservice da fazenda, e caso ele perceba que está faltando algum NSU, o monitor de notas irá consultar especificamente aquele NSU que faltou. O problema com esse novo limite de 20 NSUs por hora, é que o monitor de notas irá levar muito mais tempo para consultar as NSUs que faltou quando o CNPJ consultado tiver um grande volume de NSUs que faltaram.
Consulta de Chave específica
A consulta de chave específica, ou “consChNFe” para os programadores. Ela serve para você consultar alguma chave de NFe pontualmente. O aplicativo monitor de notas utiliza essa funcionalidade para tentar baixar o xml logo após o usuário ter feito a ciência da operação manualmente e não ter que esperar uma hora ou mais para ter o xml fornecido pelas buscas de hora em hora que a fazenda disponibiliza. Caso o usuário tente baixar mais de 20 notas por hora, ele irá ver uma mensagem como “ultrapassou o limite de 20 consultas por hora“. Nesse caso o usuário terá que esperar uma hora e efetuar uma busca de notas, que caso o webservice da fazenda já tenha liberado os xmls, eles ficarão disponíveis para download. (Caso a busca de notas esteja automática de hora em hora, não precisa o usuário colocar para buscar, pois as NFes que foi dado a ciência da operação irão ficar disponíveis para download automaticamente em alguma dessas buscas)
Link oficial da fazenda.
https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false&Informe=0cu/yBLKrCs=